Muitas duvidas e interrogações existem acerca do que é uma Sauna Sagrada.
É um Ritual da Antiguidade Sagrada dos Ancestrais Xamânicos, é um Ritual de Purificação, de Morte e Renascimento dentro da Roda da Medicina / Roda da Vida.
Chama-se Inipi (Tradição Lakota – América do Norte ), quando a cabana de varas de madeira em forma de casco de Tartaruga, é coberta ou por peles, ou por mantas, ou por varas, folhas e folhagens.
Chama-se Temascal (Tradição Pré-Hispânica – América do Sul), quando a cabana de varas de madeira em forma de casco de Tartaruga, é coberta de Barro (Adobe).
Tudo na Sauna Sagrada Xamânica é Ritualista e Sagrado, começando pela forma redonda da cabana ou casa da purificação. Os 16 ramos verticais com que se constrói, de preferência de sabugueiro branco por ser flexível e libertar óleos relaxantes, são atados de forma a formar a cruz das 4 Direcções em proporções iguais. Representam ainda os 16 Espíritos Sagrados na tradição Lakota.
As quatro filas de ramos que envolvem a Cabana do Suor (outro termo utilizado), simbolizam os reinos Mineral, Vegetal, Humano, Espiritual e Sagrado.
A ultima vara que se entrelaça no tecto, forma uma estrela de oito pontas que representa os planetas e o Universo.
Desta forma o Inipi representa toda a Criação e o Ventre Sagrado da Mãe Terra!
No centro da Cabana Sagrada existe uma concavidade com alguma profundidade na Terra, que representa o umbigo e Útero da Mãe Terra, onde se depositam as Pedras Sagradas (Abuelas Sagradas) que entram aquecidas e são aspergidas e imantadas com água pura e ritualizada recolhida na natureza, plantas e resinas medicinais. Gerando-se assim abundante vapor dentro da Cabana Sagrada, para Purificar Corpo Físico, Emocional, Mental e Espiritual. Purificando de fora até à Alma, a todos os presentes!
Alem de todo este ritual descrito, e de acordo com a tradição Ancestral do Xamanismo, a direcção fica a cargo do dirigente de sessão de Purificação, normalmente alguém que aprendeu com um mestre no plano físico ou espiritual. E por um Homem Fogo que assume e fica encarregado do Fogo Sagrado, que é realizado a poucos metros da Cabana Sagrada. O Homem Fogo fica encarregado de “fazer” o Fogo Sagrado colocando quatro troncos de Este a Oeste, simbolizando o Plano Físico, e sobre eles outros quatro troncos que simbolizam o Plano Espiritual. Depois são colocadas as pedras de forma especifica e Sagrada.
Antes de entrarem, todos os participantes são defumados um por um, e realizadas pelo dirigente de sessão as devidas oferendas aos elementos, às 7 Sagradas Direcções, e aos Guardiões e Ancestrais do Trabalho de Purificação, Sanação e Cura.
Tudo acontece já envoltos em ambiente Sagrado com Resinas e Plantas Sagradas. Cada um honra a si mesmo, aos seus irmãos/irmãs e ao Sagrado presente em tudo e Todos, através de um pequeno ritual que aprende na altura.
As mulheres entram primeiro, em honra da presença do Sagrado e do Feminino como Filhas da Terra, só depois os Homens em honra do Sagrado Masculino na Mãe Terra, como Filhos da Mãe Terra Também! Entra-se sempre no sentido do relógio.
Antes de entrar cada participante pede autorização para entrar, mencionando que o faz por todas as suas relações e que entra com tudo o que se relaciona consigo dentro e fora da Sauna Sagrada.
Quando já todos estão dentro da Cabana Sagrada o dirigente dá indicação ao Homem Fogo para que possa colocar a Primeira Pedra Sagrada- Abuela, que vem incandescente em vermelho vivo e em brasa no centro de tudo, e são saudadas respeitosamente por todos, e todos dizem em voz alta (Bienvenidas Abuelas Sagradas!). Pedindo ao Fogo que limpe e Sane Corpo (Físico e Subtil) e Alma. Logo o Dirigente dá continuidade ao Ritual de Purificação, aspergindo a Água Consagrada e as resinas e plantas sagradas sobre a Abuela, e fecha a porta. Prosseguindo guiando e orientando o ritual e a cada um dos participantes com as suas Rezas, Cantos, agradecimentos e Bênçãos Sagrados de reverencia e Amor ao Sagrado, aos elementos e e a Todo o Sagrado na sua Força e Luz de Purificação e Amor!
Todos pedindo de Alma e Coração ao Grande Espírito e seus mensageiros e trabalhadores, que sejam eliminadas as suas toxinas físicas, emocionais, mentais e espirituais.
Este ritual de entrada das Sagradas Abuelas repete-se, por pelo menos, 4 portas da Roda Sagrada da Medicina, em que se abre a porta para entrarem as Abuelas Sagradas. E onde a água é aspergida e imantada pelos preceitos Sagrados do Espírito Vivo na Terra, honrando sempre a Nossa Mãe Terra, forma uma nuvem de vapor Sagrado que envolve a todos para seu beneficio e de Todas as Suas Relações!
Deste Ritual Sagrado de Purificação saem pessoas mais e melhor Humanas, aliviadas, calmas e muito agradecidas. A saída é realizada da mesma forma, sempre no sentido do relógio, pedindo a devida autorização em voz alta, da mesma maneira de como quando entrou. Faz a sua oferta ao Fogo Sagrado e finalmente é banhada em água fresca para fazer o “Lavar do Sangue”.
No final a pessoa fica limpa por dentro e por fora, como se Recém Nascida do Berço da Mãe Terra!
Partilho convosco, é desta forma e neste Rito que a Tradição Espiritual Ancestral que me ajuda me ensinou e apoia. Grato por nos aprenderem e por nos lerem.
Uma das musicas mais cantadas dentro das Saunas Sagradas:
Água da Vida, Purifica-me!
Fogo de Amor, queima o meu Temor!
…
O resto fica por descobrir quando realizar a Sauna Sagrada connosco, nesta bênção de Amor e Purificação. Lá onde só existe uma Verdade a do Grande Espírito que a Todos Ama e nos ajuda a crescer também Aqui!
Ahooo com Amor
Paulo Brito Guarani Kayowá (Awen Tipuy)
Não utilize este texto ou partes dele sem referir a autoria e a fonte www.XamanismoRaiz.com